questão de investigação e objectivos do estudo

O projecto de investigação procurará responder à questão: Como conceptualizar e analisar a convergência dos vídeos musicais na Web Social?. A estratégia seguida para responder à questão de investigação passará pela elaboração, a partir de uma abordagem epistemológica que promova o vídeo musical a objecto de estudo nos novos paradigmas de informação e comunicação em plataformas digitais, de um modelo teórico apto a conceptualizar e analisar, de forma sistemática, o formato como um caso de convergência na Web Social.

Desta forma, o presente projecto de investigação procurará atingir, por ordem sequencial e argumentativa, os seguintes objectivos:

• Legitimação da importância do formato dos vídeos musicais no actual contexto da Web Social, ao nível da sua produção e difusão.

• Inventário diacrónico e análise crítica comparada das diferentes abordagens teóricas ao vídeo musical enquanto objecto de estudo (1983-2011).

• Enquadramento teórico do fenómeno dos vídeos musicais na Web Social mediante a articulação crítica de conceitos como medium (2.1 MCLUHAN 2008; 2.1 LEVINSON 1999), paradigma tecnológico (2.1 CASTELLS 2002-2004; 2.1 CASTELLS et al. 2009), revolução digital (2.1 NEGROPONTE 1995; 2.1 GILDER 1994), cultura de convergência (2.1 POOL 1994; 2.1 JENKINS 1992-2009), inteligência colectiva (2.1 LÉVY 1997), media participativos e Conteúdos Gerados pelos Utilizadores (2.1 OCDE 2007) em diálogo com algumas concepções resultantes do labor teórico da bibliografia referida no ponto anterior.

• Promoção efectiva de uma interdisciplinaridade entre os Web Studies (2.1 GAUNTLETT 2007a) e os Estudos Literários como princípio basilar da proposta epistemológica para o estudo dos vídeos musicais na Web Social.

• Construção dedutiva dos conceitos sistémicos do modelo de análise através da referida abordagem interdisciplinar numa relação dialéctica com os conceitos operatórios isolados.

• Descrição de um modelo teórico e analítico para o estudo conceptual da convergência vídeos musicais na Web Social mediante a definição das seguintes categorias epistemológicas e respectivos conceitos sistémicos: objecto (vídeo musical), estrutura (nuvem rizomática), sistema (transtextualidade videomusical), fruição (participativa), comunidade (utilizadores em rede, fãs, inteligência colectiva e curadores digitais), género (oficial e vernacular) e difusão (horizontal e vertical).

• Articulação dos conceitos sistémicos nuvem rizomática (conexão e heterogeneidade; multiplicidade; ruptura assignificante; cartografia e decalcomania), transtextualidade videomusical (intertextualidade, peritextualidade, epitextualidade, hipertextualidade, arquitextualidade e metatextualidade) e fruição (participativa) na construção de um modelo conceptual da difusão dos vídeos musicais na Web Social.

Anúncios

Um comentário a “questão de investigação e objectivos do estudo

  1. Pingback: Das potencialidades de um blogue num projecto de investigação « mv flux

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s