“Weird Al” Yankovic: és o maior, caramba!

weird-al-mandatory-fun-cover-2014-billboard-650-cropped

Numa semana particularmente importante para mim (more about that later), não pude deixar de achar fabulosa a coincidência de ter sido ontem que o grande “Weird Al” Yankovic conseguiu finalmente chegar ao primeiro lugar da tabela da Billboard.

tweetal

Para os mais distraídos, “Weird Al” Yankovic é o genuíno precursor da produção videomusical vernacular que actualmente povoa a rede, o génio visionário que começou logo na década de 80 a parodiar vídeos musicais de temas como o «Like a Virgin» de Madonna (Like a Surgeon, 1985), «Bad» de Michael Jackson (Fat, 1988), «Smells Like Teen Spirit» dos Nirvana (Smells Like Nirvana, 1992) ou «Born This Way» da Lady Gaga (Perform This Way, 2011), só para referir os mais famosos.

É por isso mais do que justo que, no preciso momento em que o formato videomusical é o mais consumido e disseminado na emergente paisagem mediática musical, o “Weird Al” conquiste ao fim de três décadas o primeiro lugar da tabela de vendas norte-americana com (o fabuloso) Mandatory Fun. E como é que ele conseguiu? Como é óbvio, com paródias videomusicais: nada mais do que oito disponibilizadas no YouTube ao longo de oito dias consecutivos (podem vê-los todos aqui). Há de tudo para todos os gostos e, no meu caso, confesso que não há nenhum que não tenha conseguido pelo menos arrancar-me uma valente gargalhada. Deixo de seguida o meu favorito da série. E parabéns Al! O teu sucesso mexeu mesmo comigo, caramba.

ADENDA: isto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s