I Congresso ISKO Espanha e Portugal (reprise)

logoAcabo de submeter a minha proposta de comunicação ao I Congresso ISKO Espanha e Portugal que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto entre os dias 7 e 9 de Novembro de 2013, subordinado ao tema Informação e/ou Conhecimento: as duas faces de Jano.

Apesar de ter redigido a proposta em Português, talvez venha a optar por proferi-la em Inglês (isto caso seja aceite, claro). Deixo de seguida o conteúdo da mesma.

I Congresso ISKO Portugal Espanha / IX Congresso ISKO Espanha
Proposta de comunicação

Subtema
Partilhar informação e construir conhecimento nas comunidades virtuais

Título da comunicação
A difusão vertical na Web Social. O caso do vídeo musical Heaven Can Wait no Antville.

Autor
João Pedro da Costa

Objectivo
Análise textual da fruição participativa da comunidade virtual de fãs do formato videomusical Antville a Heaven Can Wait de Charlotte Gainsbourg & Beck (Schofield 2009).

Métodos
Operacionalização: aplicação da teoria fundamentada em dados ao método etnográfico. Caso de Estudo: fruição participativa do Antville a Heaven Can Wait. Codificação e análise dos dados qualitativos: codificação e análise textual.

Resultados Principais
O empenho ou intensidade da fruição participativa dos membros do Antville a Heaven Can Wait é passível de ser denominada “forense”, na medida em que é geradora de uma forma eloquente de inteligência colectiva. A fruição participativa forense do Antville é desencadeada pelas características producentes do texto videomusical. A fruição participativa forense do Antville produz epitextos videomusicais que se enquadram num tipo de difusão passível de ser conceptualizada como “vertical”, isto é, como um tipo complementar das práticas difusoras “horizontais” mais comuns (disseminação e propagação).

Conclusão
A fruição participativa forense de certas comunidades virtuais é passível de originar fenómenos de difusão vertical dos conteúdos por elas fruídas.

Palavras-Chave
Web Social; Difusão Vertical; Vídeo Musical.

Anúncios

5 comentários a “I Congresso ISKO Espanha e Portugal (reprise)

    • João Pedro: como você conseguiu submeter o resumo? Tento acessar o sistema, mas não consigo a Autenticação. O evento já enviou-me uma nova senha, mas mesmo com a senha recuperada não consigo o acesso.

  1. Pingback: Sobre a difusão videomusical na Web Social (parte II) | mv flux

  2. Pingback: EDICIC 2013 – comunicação | mv flux

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s