Da TV norte-americana no final do serão para a Web planetária a qualquer hora do dia

Desta vez, o meu timing deixou-me ficar mal. Ando há semanas para escrever umas barbaridades sobre a convergência de um género muito específico de vídeos musicais nas plataformas digitais: o das actuações musicais nos denominados late-night TV shows norte-americanos. Pois bem, Ryan Dombal acaba de publicar hoje mesmo na Pitchfork um artigo bem interessante intitulado Last Night: Independent Music and Late-Night TV que aborda sensivelmente a mesma temática (ide lá ler que vale bem a pena). Destaque para três factos referidos no artigo: i) a presença de projectos musicais alternativos em programas mainstream; ii) a quase automática transposição (ou convergência) desses segmentos videomusicais para a Web através da acção dos seus utilizadores, entre os quais se destaca Michael Banks, um antigo funcionário da indústria musical, responsável pelo portal de curadoria digital Audio Perv; e iii) a relação entre os responsáveis pelos referidos programas televisivos e os utilizadores das plataformas digitais ser manifestamente simbiótica e, mais importante ainda, ambas as partes reconhecerem a mais-valia dessa relação.

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